Sub título

Nunca pensem que não são capazes!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Cá e lá...

Após quase 3 semanas de estadia em terras árabes e outro tanto tempo de integração no King Faisal Hospital, dou por mim a comparar a enfermagem q se aplica cá e a q toda a vida conheci em Portugal.
Há algumas coisas q me saltaram à vista...
Já para não mencionar q eles têm a possibilidade de ter todo e qq equipamento do mais moderno q há. 

Mas tb acreditam q podes ter máquinas excelentes se não tiveres profissionais competentes o resultado será um desastre! 

Em primeiro lugar os procedimentos ou estão protocolados, ou se não existe ainda protocolo para uma intervenção específica, existem as normas de actuação para....Autonomia responsável!

Tudo o q se faz está baseado e fundamentado por pesquisa científica, conduzida previamente. Eles chamam lhe - Evidence based practice. Práctica baseada na evidência...No fundo significa q aquilo q estás a fazer está devidamente comprovado q é assim a melhor forma de o fazer. E não pq hoje acordáste para o lado dto da cama e portanto apetece te fazer duma maneira de qdo acordas para o lado esquerdo.

Ah e fiquei tão contente qdo ainda hoje na sessão de Wound Care - Tratamento de feridas, eles diziam....a iodopovidona, o vulgo betadine, está completamente contra indicado em qq tipo de ferida!! Conseguem ser ainda mais extremistas q eu. Eu ainda consigo encaixá lo nos típicos arranhões das crianças em casa.

O q não é documentado, não foi feito! Mesmo q tenha sido. Portanto a regra é documentar tudo! Documentar q é o mesmo q os nossos registos de enfermagem. A mesma luta cá e lá...

Eu só queria q as minhas colegas vissem o nosso sistema informático! Permite um zilião de funções....
Essa aprendizagem vai levar o seu tempo!

As auditorias aos registos são mensais!

Outra coisa q percebi é q as enfermeiras portuguesas fazem tudo e certificações ZERO!
Vou dar vos um exemplo...Eu vou começar amanhã na minha unidade. Vou ter utentes pediátricos. Enquanto não fizer um curso no departamento de formação q ateste q tenho as competências para avaliação, etc de crianças. Pura e simplesmente não lhes posso tocar! Hands off!

Os cursos q são obrigatórios na minha área/unidade são IV e tratamento de feridas, os básicos. Pq dp dentro da unidade se estiveres numa área específica tipo diabetes, terás q completar outros. Sem eles não podemos exercer...E não serás recontratada, caso decidamos ficar. Tudo renovável ano a ano. São cursos de competências prácticas.

Temos um departamento de formação com centenas de cursos nas mais variadas áreas. Para além dos obrigatórios podes fazer todos os q q queiras. Se fizeres algum nos teus dias de folga serás paga como se estivesses a trabalhar. Eles consideram e bem q é uma mais valia para o hospital e consequentemente para os pacientes. Lógico!

Outra coisa q eles não descuram é a confidencialidade dos pacientes. Se consultares o processo de doentes q não te estão atribuídos serás chamada a atenção. Já houve até colegas despedidas por este motivo. Claro q em casos de reincidência. A 1ª medida é a advertência. Isto acontece pq este hospital foi construído para receber a família real, seus conhecidos ou pessoas com influência. E para q não haja a tentação de bisbilhotar sobre vidas alheias, ainda por cima pessoas conhecidas, foi esta a forma q encontraram para solucionar este problema. E olhem q resulta!

Incentivam a pesquisa. Existe um departamento de pesquisa de Enfermagem. Q deixem q vos diga q me seduz muito! Se quiseres implementar alguma práctica pq achas q a existente não está correcta, ou pq pura e simplesmente ainda não existe, não se practica. Terás todo o apoio do departamento de pesquisa de enfermagem e após a apresentação e devida fundamentação e avaliação da tua proposta poderá vir a alterar/iniciar um novo protocolo numa determinada área. Cá esta a tal....Práctica baseada na evidência! Para tentar atingir cuidados de excelência!

Estou muito expectante para começar amanhã na minha unidade. Saber como as coisas funcionam...

Outra coisa. Enfermeiras portuguesas valorizem se sff!!!









Sem comentários:

Enviar um comentário